Código do Trabalho - Continuação

Hoje estou de bom humor!!!!

Foi com grande surpresa que ouvi os Senhores da Comissão Europeia dizerem que Portugal tem de mexer nas leis que protegem o Trabalho...

Como responderão o Partido do Costume (PCP) e os vários Sindicatos Nacionais? Dirão que esta é mais uma tentativa de tramar os trabalhadores portugueses e de lhes retirar todos os direitos justamente adquirirdos no 25 de Abril? ou permanecerão mudos? Ou...

Para quem leu o meu último post e ficou a pensar que de repente me tornei um neo-liberal e que deixei de acreditar no Socialismo Democrático, desengane-se... não sou, nem nunca serei a favor da total privatização do Estado e de o reduzir a um papel meramente regulador. O Estado tem de manter algumas estruturas tais como a policia e os Tribunais.

Acredito que a verdadeira essência do Socialismo Democrático assenta sim, numa igualdade laboral sem proteccionismos bacocos, onde a excelência seja premiada, onde o bom desempenho seja apreciado e onde a qualidade seja um verdadeiro vector de expansão.

Acredito que a extinção do Proteccionismo ao Trabalho trará igualdade social, fará com que nos tornemos finalmente um Povo moderno, com estruturas e modelos organizacionais inovadores, beneficiando a sociedade e a existência de um capitalismo sustentado, com um verdadeiro Estado Previdência e não um Estado Providência, como hoje acontece. Também trará a extinção da mentalidade do investimento subsidio-dependente e dos empresários (merceeiros, como diria Belmiro de Azevedo) sem o minimo de condições para o serem.

A tentaiva de modernizar a nossa força produtiva e as nossas empresas, tornando-as mais competitivas e com maior capacidade de resposta perante o Mercado, só acontecerá com a "morte" da mentalidade tacanha que até hoje norteou a grande maioria do nosso tecido económico.

A maioria das empresas que abrem não possuem uma estratégia delineada, não têm razão para existir e só veêm estragar o negócio a quem já está implementado e a fazer um esforço de melhoria.

Também a mentalidade do Estado tem de mudar. O Estado tem de ser mais activo a desempenhar o seu papel Fiscalizador, pois é ele o garante que todas as empresas cumprem a suas obrigações legais e fiscais, pondo todas as empresas em pé de igualdade, não ganhando as suas margens através do imcumprimento e do esquema.

Aos meus amigos, espero que deêm o vosso contributo para esta discussão...

Um Abraço Fraterno

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa