PS Barreiro - A minha visão dos Factos

Tenho andado arredado deste blog e sem grande paciência para escrever. No entanto, hoje gostaria de voltar a um tema que me parece importante abordar - o Estado em que se encontra o PS Barreiro e a minha visão sobre os factos ocorridos.

Ponto Prévio: Sempre acreditei que os assuntos do PS/Barreiro deveriam ser discutidos no seu seio, mas reconheço que me enganei. Se queremos um Partido aberto à sociedade, temos de ser transparentes, coerentes e acima de tudo frontais.

Já muito se disse e se escreveu sobre este assunto desde as eleições autárquicas e da verdadeira hecatombe que se seguiu. Foi a retirada de confiança política ao candidato Nuno Santa Clara Gomes, foi a aceitação do cargo de Secretário Pessoal do Vereador NSCG pelo meu camarada Jovenal Silvestre, depois da CPC lhe ter retirado a confiança política e mais grave que isso tudo, pelo menos no meu ponto de vista, a estratégia que tem vindo a ser seguida pelo actual Secretariado da CPC para mudar a imagem que o PS deixou ao Barreiro nas últimas eleições.

Relativamente à discussão da atribuição de pelouros ou da sua aceitação, quero publicamente afirmar que desde a CPC ocorrida após 8 dias as eleições autárquicas que foi entregue uma proposta, que não foi votada nesse dia por falta de tempo, para que os eleitos do PS para a Vereação não aceitassem lugares. Essa proposta era fundamentada, não pelo "descontentamento" dos lugares e tempos dados pelo PCP, mas porque sendo o PS autor de uma proposta de alteração da lei Autárquica que visava acabar com os Executivos Camarários multicolores, não faria qualquer sentido que fossemos agora "governar" sob o programa do PCP, programa contra o qual concorremos e perdemos. Quem ganha governa e quem perde faz oposição. Esta proposta foi somente votada duas CPC's a seguir à da sua apresentação e foi aprovada com 1 voto contra e 1 abstenção.

Assim sendo, faz-me alguma confusão que se venha falar de malabarismos do CH, das estratégias do PCP, das contrapropostas feitas pelos eleitos do PS que não fora respondidas pelo CH, pois tudo isso foi feito à revelia dos militantes e das estruturas partidárias do PS, já que ninguém e sublinho NINGUÉM estava mandatado para fazer propostas ou aceitar propostas e mandava o bom-senso que somente se o fizesse após a votação da proposta que estava nas mãos da mesa da CPC e que depois veio a ser aprovada.

Até hoje continuo a não entender como é possível que um político com experiência, como é o Presidente da CPC, não tenha tido a clarividência de emitir um comunicado ou uma nota de imprensa anunciando a retirada da confiança política ao Candidato NSCG e as razões pelo sucedido, logo na noite em que a CPC tomou essa decisão. Será que foi melhor esperar que a notícia saísse no Rostos e ser comentada e especulada em todos os blogs do Barreiro para depois haver uma versão oficial dos factos? Será que é desta forma que se quer ser transparente, coerente e frontal?

Relativamente ao meu camarada Jovenal Silvestre não consigo entender a sua atitude e a aceitação de um cargo político sob a alçada de um Vereador a quem tinha sido acabado de retirar a confiança política. Mas como ainda não falei com ele, vou esperar ter essa oportunidade para que ele próprio me apresente as suas razões.

Ainda neste tema das eleições, logo nessa primeira CPC após as autárquicas o Presidente da CPC, o meu camarada Amílcar Romano, foi questionado sobre a estratégia seguida e os seus resultados. Do seu discurso ficou que não houve culpados ou se os houve, o Secretariado da CPC não o era com certeza... A sua estratégia estava certa, diz ele, mas a sorte não esteve connosco. Será que é assim? Obviamente que sou da opinião que o Amílcar se deveria ter demitido. Obviamente que se a estratégia seguida durante as eleições e os seus resultados foram o que foram, a culpa foi do Presidente da CPC. Obviamente que os acontecimentos que se seguiram e a forma como foram tratados são culpa do Presidente da CPC. Por todos estes motivos, considerava e continuo a considerar que a actual CPC e o seu Presidente não têm condições para continuarem em funções e trabalho que estão a desenvolver nada mais está a fazer do que a prejudicar o PS/Brreiro e a fragilizar a sua capacidade de ser oposição credível e frontal, através da apresentação de propostas para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Como escrevo na época festiva, aproveito para desejar um Bom Natal a todos os leitores deste blog. O Autor faz votos que todos tenham um 2010 cheio de felicidade e que todos os vosso sonhos possam ganhar vida no ano que entra.

NAMASTE

Comentários

  1. Zé,

    Brilhante, como habitualmente (deixa-me que te diga!) a análise que fazes dos factos. Toda a razão do mundo!

    Um forte abraço e os desejos de um Feliz Natal e de um bom 2010 para ti e para os teus.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana estás melhor?

    Vou agora postar mais qualquer coisa.

    Um beijo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa