Isto é que vai uma Crise

Tenho negligenciado a escrita neste blogue em prol de outras actividades com as quais ocupo a totalidade do meu tempo. No entanto, nos últimos tempos, tenho assistido com enorme apreensão ao que se passa neste Portugal à beira-mar plantado. Ele são conversas privadas trazidas para artigos de jornal, ele são escutas parciais utilizadas "indiscriminadamente" para fazer combate político e achincalho. Ele são todos aqueles que insistem numa loucura, a da falta de liberdade de expressão, que parecem ter perdido a noção da realidade e se entretêm a papagueiar uma frase repetida até à exaustão, na esperança de se tornar verdade (muitos deles em órgãos de comunicação social e com vencimento garantido).

Tudo pode acontecer nestes tempos de loucura. Deixo aqui os meus 5 tostões de contribuição para a atmosfera pesada que se respira hoje. Então cá vai... Do meu ponto de vista alguns cidadãos do meu país tentam por via administrativa o que não conseguiram por via eleitoral. Estão com azar!! Enquanto José Sócrates resistir, estes senhores estarão de mãos atadas e nada poderão fazer. Eles não terão coragem de apresentar uma Moção de Censura no Parlamento e o PR não dissolverá a Assembleia sem ter a certeza que Sócrates, ao concorrer de novo, não teria a mínima hipótese de ganhar. Cavaco Silva sabe que precisa dos votos do PS para ganhar as eleições presidenciais (o facto de Manuel Alegre ser candidato veio tornar mais fácil esta transferência de votos), não podendo no entanto, hostilizar em demasia o PS, o que aconteceria se Cavaco Silva dissolvesse o Parlamento agora. (esta questão também é válida para a não aprovação da Lei das Finanças Regionais por Cavaco).

No entanto tenho pena que Cavaco não dissolva a Assembleia... Perde-se assim a oportunidade histórica de ver no mesmo governo, juntos, PSD, CDS, PCP e BE. Já estou a imaginar como Ministro das Finanças Honório Novo e como Ministro da Economia esse grande mago Francisco Lousã.

Na oposição reina a confusão geral. PCP e BE estão expectantes. Sabem que nada podem fazer, pois basta um passo em falso e lá se vão os votos. Agora que a crise dos Professores e dos Enfermeiros está resolvida, só lhes restam os funcionários públicos para fazer barulho... Será que chegam? Eis a dúvida.

O CDS está numa encruzilhada... Ou cavalga a onda de indignação, tenta roubar o protagonismo ao PSD, apresenta uma Moção de Censura e transforma-se no novo PRD ou então tem de esperar pacientemente que o assassinato de carácter resulte e arrisca-se a que o PSD assuma a liderança do processo de derrube do Governo e Paulo Portas fica a ver submarinos.

O PSD tudo, mas TUDO, fará para que o Governo não caia para já! É que não dava jeito nenhum ir a eleições com Manuela Ferreira Leite. Portanto é preciso esperar que haja os congressos e convenções, onde seja eleito um líder à altura para depois sim avançar para a estocada final no regime e apresentar uma Moção de Censura no Parlamento. Até lá o PSD confia nos meios de comunicação social amordaçados para continuarem com a degradação da imagem do PM. Se têm duvidas vão ver a quem pertence o Grupo Impresa (que é dona da SIC, Expresso, Visão, Sábado) e a quem pertence o semanário SOL.

Conclusão, está tudo nas mãos de Sócrates.

Vamos ver como as sondagens reagem às mentiras do SOL. Se continuarem a subir, vai haver muita azia no Parlamento.

Comentários

  1. Pode ser tudo mentira, pode ser tudo verdade. Isto e mais algumas coisas. Mas uma coisa ficámos a saber com toda a certeza nesta confusão toda: Temos um primeiro ministro mentiroso. E não mentiu na comunicação social ou ao vizinho - mentiu na Assembleia da República, alto e bom som para todo o mundo ouvir.

    Tal, em qualquer país civilizado, colocaria a cabeça do senhor no cepo e a guilhotina inevitavelmente desceria. Aliás, nesse país nem sequer teria chegado lá, pelo menos não com os maneirismos, hábitos e companhias que lhe são imputados.

    Mas no país de Isaltinos, Fátimas Felgueiras, majores Valentões e Armando Varas, sim, é possível ser-se um primeiro ministro mentiroso e aldrabão sem que tal signifique perda de confiança por parte dos seus correligionários.

    O que diz mais do estado na nação e dos partidos políticos nacionais do que qualquer outra coisa.

    ResponderEliminar
  2. Pyros desculpa mas não posso concordar contigo. Será que na Assembleia, quando lhe perguntaram enquanto Primeiro Ministro, se sabia do Negócio da PT com a TVI ele deveria ter respondido "sim sabia. Um amigo meu ontem ouviu um primo dele que é amigo do Zenal Bava, dizer que a PT estava interessada em comprar parte da TVI."

    Oh Pyros oficialmente e enquanto Primeiro Ministro José Sócrates não soube do Negócio da TVI. Por isso não mentiu. Não teve conhecimento oficial. Consegues facilmente provar se teve ou não... tal como se ele mandou ou não a PT comprar a TVI por 150 milhões de euros, só para despedir a Manuela.

    Giro Giro seria ver o Granadeiro a tentar explicar ao Berardo o Negócio... Isso é que era de rir.

    Vá lá Pyros eu sei que tu não podes ver o homem nem pintado de azul, mas neste caso acho que não tens razão.

    ResponderEliminar
  3. O José Socrates não ocupa o topo das minhas preferências, mas há gajos que gosto menos. O rapaz é aldrabão. Nasceu assim e não me parece que vá agora mudar.

    A pergunta foi simples: Se ele sabia do negócio. Não se tinha sido informado oficialmente, ou se por acaso tinha recebido a boa nova num envelope debroado a linho. Ele disse claramente que não, e mentiu com todos os dentes que tem.

    Pois. é mentiroso. Não será o único - e muito longe de ter sido a primeira vez que o fez. Mas foi de tal forma básica que foi longe demais.

    A seguir vem a desculpa, a desfaçatez de tentar disfarçar a mentira - "não fui informado oficialmente". E desde quando é que há uma informação oficial nestas situações? Já lhe perguntaram se ele AGORA já foi informado oficialmente? Claro que não. Nesta situação, existe tanta razão para informar oficialmente o primeiro ministro como qualquer outra pessoa - a propósito, tenho a assinalar que não me informaram oficialmente também. E, tal com foi dito, não foi essa a pergunta.

    E mais uma vez, voltamos ao estado danação (esta falta de espaço não é um acaso). Estamos num belo buraco, fruto das Js. E como não nos sabemos governar, na realidade queremos que alguém nos governe. Sejam as Agências de Rating ou o FMI.

    ResponderEliminar
  4. Bla Bla Bla
    Ao ver o seu comentário logo vi que era daqueles que não sabe sintetizar,

    ResponderEliminar
  5. Ora ai está uma resposta sintética, oca, mas sintética.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa