Os Fotografos de Stalin

Esta semana a CMB colocou finalmente a placa que identifica a estátua de Alfredo da Silva. Ainda que na dita placa só conste o nome, datas de nascimento e morte e a referência a ter sido Administrador da CUF aquando da sua instalação no Barreiro em 1907.

Instado a comentar, a parca placa na Assembleia Municipal, o sr. Presidente da CMB afirmou que nunca ninguém o teria ouvido falar bem de tal figura.

Sr Presidente admito que tal personagem lhe provoque grande azia. Admito até que queira mudar a História e tentar minorar a importância de Alfredo da Silva no Barreiro. Admito mesmo que lhe faça confusão que correlegionários seus o admirem a ele, A Silva.

Mas sr. Presidente deixe que lhe diga que ao contrário do que o sr. está convencido, daqui a 100 anos todos se lembrarão dele, enquanto a si daqui a 10 será mais uma figura anónima e irrelevante da História deste Concelho, caído irremediavelmente na escuridão do esquecimento, a quem ninguém recordará o nome, quanto mais fazer-lhe uma estátua numa qualquer praça deste Concelho.

Comentários

  1. Caro José Gil,

    Com o pedido de desculpas antecipadas, por estar a utilizar este teu Espaço para publicar um texto meu, mas entendi importante dar-te conhecimento e aos teus Leitores de um Post que publiquei no meu Blog - em 28 de Junho de 2008 - sob o Titulo "O SR. PRESIDENTE DA CÂMARA DO BARREIRO ESTARÁ A PÔR – SE A JEITO ? ( no bom sentido da palavra … )" que dará uma achega ao assunto que abordas neste teu Post.


    "O SR. PRESIDENTE DA CÂMARA DO BARREIRO ESTARÁ A PÔR – SE A JEITO ? ( no bom sentido da palavra … )"

    16 Comentários –

    Meus amigos,

    Estamos em pleno tempo de férias. O mês de Julho, meus Amigos, o maravilhoso mês de Julho, vai chegar já na próxima 3ª Feira !

    Muitos Portugueses e Barreirenses, certamente, já iniciaram ou irão iniciar neste fim de semana, esse período magnífico de descanso e renovação de forças para, depois, mais um ano de trabalho.

    Em tempo de férias não apetece ler assuntos que passamos todo o ano a discutir e a debater sobre, por exemplo, o que se passa politica e socialmente no Barreiro.

    Muito menos ler e comentar blogues. Penso eu …

    Por isso é que este Post será um dos mais curtos que alguma vez escrevi. Para não maçar muito a v/ paciência.

    Recebi um amável convite para assistir ao lançamento do livro, em banda desenhada, “ O FUTURO TEM 100 ANOS”, no âmbito do Centenário da CUF no Barreiro, que se realizou hoje, dia 28 de Junho, pelas 17;00 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal.

    Lá fui, comprei o livro, pedi aos dois autores que mo autografassem com dedicatória, como é normal e habitual nesses eventos.

    Tudo teria sido absolutamente comum e rotineiro, não fora duas frases proferidas pelo Sr. Carlos Humberto – Presidente da Câmara do Barreiro, na também intervenção da praxe, que acontece sempre nessas iniciativas.

    As frases do Presidente Carlos Humberto:

    1ª «“Como pode ser possível um membro do Comité Central do PCP, fazer elogios – dizer bem – de uma obra e de um capitalista que desenvolveu um império em pleno período do salazarismo e do fascismo ?”»

    2ª «“As fábricas da CUF, fundadas por Alfredo da Silva, foram/são muito mais importantes para o Barreiro, do que será a Terceira Travessia do Tejo – Ponte Chelas – Barreiro”»

    [ Atenção, obviamente que não estará palavra por palavra – “ipssis verbis” – e virgula por virgula, aquilo que Carlos Humberto afirmou ( era impossível apanhar tudo integralmente ) mas as ideias principais estão nas frases que redigimos. Podem ter a certeza. )

    Qual é a interpretação que fazem destas frases ?

    Qual a v/ opinião ? Têm, os meus Amigos, algum comentário que valha a pena fazer ?

    Então, façam favor.

    Uma boa semana e/ou umas excelentes férias para todos os nossos estimados Leitores e Amigos,

    Zé do Barreiro.
    publicada por Zé do Barreiro às 21:07 a 28/Jun/2008 »

    Só para que conste.


    Saudações Socialistas,

    Zé.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa