7 Perguntas a Carlos Humberto

Exmo. Sr. Presidente da Câmara do Barreiro,


Sou um jovem barreirense que se interessa pelo seu Concelho e que está preocupado com a actual situação da Câmara. Pelo que sei não deveria, pois o que oiço dos seus partidários o senhor está a fazer um bom mandato e eles já sentem o desenvolvimento e a modernização do Barreiro, desde que o Sr. ganhe as eleições em 2009.

No entanto tenho algumas dúvidas acerca das informações que me chegam, pelo que gostaria de saber algumas informações, que para mim são importantes, como barreirense interessado. Nesse sentido, tomei a liberdade de lhe formular 7 perguntas que gostaria que me respondesse, pois no meu ponto de vista, a resposta a estas perguntas está intimamente ligada à qualidade do seu trabalho e ao futuro do Barreiro. E como sei que é um defensor da voz dos munícipes e da participação destes na gestão da CMB, aqui vai sem mais delongas:

Pergunta 1 – Qual é o Projecto de Cidade da sua Gestão? Será que passa somente pela requalificação da Avenida Alfredo da Silva, pela construção do Fórum e pela conclusão do Tanque de Aprendizagem ou existem mais obras previstas para o futuro que sejam da exclusiva responsailidade da sua Gestão?

Pergunta 2 – Como é que se propõe resolver o problema da perda de habitantes no Barreiro? E já agora existe algum indicador que meça a satisfação dos barreirenses e se houver qual foi a sua variação, nos últimos 3 anos?

Pergunta 3 – Quais foram as medidas, até agora implementadas, de saneamento das contas da Autarquia e quais foram os ganhos/poupança efectivos?

Pergunta 4 – Nestes últimos anos qual foi a variação do número recursos humanos no quadro (incluindo os assessores)? O número tem vindo a aumentar ou diminuir e porquê?

Pergunta 5
– Qual o nível de endividamento da Câmara desde 2005? Aumentou ou diminuiu? E como justifica o resultado?

Pergunta 6 – Qual montante gasto em FSE’s (Fornecimento de Serviços Externos) nos últimos 3 anos? Aumentou ou diminuiu? Qual a justificação para esse resultado?

Pergunta 7 – Que medidas foram tomadas pela actual gestão para o aumento da implantação de novas indústrias no concelho e quais foram os resultados efectivos dessas medidas?

Caro Presidente, como o sei um homem muito ocupado, que se calhar até nem lê os blogues dos seus munícipes, pode delegar esta responsabilidade a outra pessoa. Mas gostaria mesmo que me respondesse.

Com os melhores cumprimentos,
José Gil

Post Scriptum: É possível que algumas pessoas lhe digam que sou membro do Partido Socialista e por esse motivo deveria ignorar este meu pedido. No entanto, tenho-o como um homem do povo e um verdadeiro democrata (a fazer fé, mais uma vez, nas palavras dos seus partidários) pelo que tenho a certeza que acederá de bom grado a este humilde pedido.

Comentários

  1. Ó Zé Gil

    Tenha dó!
    Ó vai á sessão da CMB e coloca as questões no tempo do público, que é para isso que existe, também.
    Ou as envia por mail, por escrito, ou marca com o Gabinete da Presidência uma audiência.
    Agora não deve estar á espera que o Carlos vá de própsito ao seu blogue ver se o Zé anda zangado com o mundo ou a discutir livros comigo ou a escrever ou poesia ou por mero acaso a fazer perguntas ao Presidente da Câmara....

    Eu juro que gostava que muita gente me desse respostas, mas não as coloco no meu blogue geralmente envio para os locais competentes...

    Eu hoje já perguntei mais de 50 vezes a Deus se isto era justo...e nem acredito nele, mas não foi no blogue...


    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ana... Em primeiro lugar esta é uma forma tão boa como qualquer outra de fazer perguntas.

    Em segundo lugar, muito se discute sobre o Barreiro nos nossos blogues, pelo que torna este meio tão válido como qualquer outro para fazer perguntas, pelo que desconfio que o sr. Presidente deva dar uma vista de olhos pelos blogues (não sei se pelo meu...).

    Estas perguntas também podem ser respondidas por quem as saiba. A Ana sabe?

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Zé Gil

    Eu só posso responder por mim, como barreirense e cidadã participativa posso tentar informar-me.
    Algumas até posso saber...como se calhar o Zé também.
    Mas agora vai desculpar-me vou ao velório tentar (em vão)dar conforto á familia.
    Não acredito que os nossos (no geral) blogues sejam assim tão importantes e tão discutidos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Gil,

    Passei para espreitar, concordo com as suas questões (mais havia obviamente) como por exemplo a "quota de serviço" nas facturas da água, mas a Ana tem razão as questões tem o seu local próprio para serem colocadas!

    Abraço
    Zé Ferradura(ainda de férias)

    ResponderEliminar
  5. Ana velórios são coisas odiáveis. Fico sempre sem saber o que dizer num velório. Está mais bem disposta hoje?

    Zé então essas férias como estão a correr?
    Estas perguntas são uma forma diferente de fazer ou de abordar questões essenciais para o Barreiro, tal como o meu amigo faz no seu estaminé.

    Irei tentar outros meios para saber as respostas, mas para já fico-me por aqui a ver o que dá.

    Um beijo à Ana e um abraço com os desejos de continuação de boas férias para si.

    ResponderEliminar
  6. Jpsé Gil

    Esqueci-me de um reparo, ia para o velório e não também nunca sei o que dizer...
    O reparo é o seguinte: posso "discutir" assunto do Barreiro no seu blogue, do Zé Ferradura e de quem calhar, desde que me permitam e que ache a discussão séria.
    Mas no meu não.
    Quando um dia bebermos o cafézito explico-lhe de viva voz...
    beijocas (obrigado pela solidariedade a morte faz parte da vida mas nunca estamos preparados...)

    ResponderEliminar
  7. Estimado José Gil,

    Acabei de entrar de férias, durante três semanas. Todavia pretendo, mesmo assim, apresentar alguns números para a tua análise e ponderação, esperando serem de alguma utilidade.

    São números relativos ao Relatório e Contas de 2006 ( não conheço, ainda, o Relatório e Contas de 2007, e tenho pena de ainda não o ter em meu poder … )

    Relativamente à tua Pergunta 5 – Qual o nível de endividamento da Câmara desde 2005? Aumentou ou diminuiu? E como justifica o resultado?

    O endividamento Global da Autarquia, que em 31/12/2006 era de 31.435.220,48 Euros, foi reduzido em 3.024.758,47 Euros, em relação a 2005.


    Apresentam-se mais alguns nºs de 2006, eventual e possivelmente incluídos noutras perguntas que fizeste:

    # As dívidas a Fornecedores c/c – 4.301.015,28 euros – aumentaram 741.364,21 Euros, relativamente a 2005.

    # As dívidas a Fornecedores Diversos – 5.453.176,61 Euros – tiveram uma redução de 1.064.983 Euros relativamente ao ano anterior.

    # A divida à Banca ( Empréstimos de Médio/Longo prazo ) – 23.577.202,12 Euros - teve uma amortização, em 2006, de 1.937.016 Euros e um pagamento de Juros de 711.037 Euros.

    # As dividas a Terceiros de Médio e Longo Prazo, ainda no montante total de 23.689.792,81 Euros por liquidar, reduziram-se em 1.935.405,32 Euros relativamente a 2005.

    # A divida a Terceiros de Curto Prazo, que em 31/12/2006 era de 8.951.972,31 Euros, foi reduzida em 877.330,04 Euros em relação ao ano anterior.

    # O PASSIVO da Autarquia teve uma redução de 1.750.195 Euros. Em 2005 era de 42.860.638,52 Euros, passou a 41.110.443,29 Euros em 31/12/2006.


    Estimado José Gil, tenho como sabes, uma enorme consideração e uma grande admiração por ti porque possuis uma inteligência humana e politica muito acima da média, mas, caro Amigo, não entres por aqui no combate politico e de estratégia eleitoral que os verdadeiros Socialistas, como tu e eu, pretendem travar com a CDU/PCP nas eleições autárquicas de 2009.

    Eles ganharão esse combate claramente e sem muito esforço ( apenas e só relativamente às questões financeiras e comparativamente ao anterior mandato, bem entendido ).

    Vai por mim.

    Até Setembro,

    Zé.

    ResponderEliminar
  8. Ana esse cafezito está cada vez mais apetecível.


    Zé do Barreiro. Então o meu amigo vai de férias? Boas férias. Obrigado pelos elogios e pela tua amizade, como sabes tenho uma grande estima por ti. No entanto antes de ires deixa que te diga uma coisa. A minha intenção não é fazer qualquer tipo de ataque político ou está de alguma forma envolto numa estratégia política de combate à CDU.

    Estas perguntas são sinceras e são somente para que eu conheça a realidade financeira da Câmara. Quero fazer o meu quadro da realidade da edilidade barreirense e para isso preciso de números. Sabes é defeito profissional, quando quero saber o estado das coisas, começo pela análise dos números.

    Um abraço e boas férias amigo.

    ResponderEliminar
  9. Zé desculpa lá, mas antes de ires de férias não quererás enviar-me por mail os relatório e contas de 2001 a 2005? ficava-te agradecido.

    Já agora desculpa não te ter agradecido por estes números. Por acaso não me saberás dizer qual é o efectivo da Câmara e se diminuiu ou aumentou nos ultimos anos não?

    Cumpts

    ResponderEliminar
  10. Viva Gil,

    De férias mas atento. Vej se isto ajuda:

    http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/camara+municipal/plano+de+actividades+e+orcamento/Plano.htm?WBCMODE=PloginFloginFOloginFOloginFO

    Abraço
    Zé Ferradura

    ResponderEliminar
  11. José Gil, bom dia.

    Olha, que aquilo que me pedes não se pode enviar por e-mail. São p’aí uns 10 calhamaços em papel !

    Penso que o Documento que realmente interessa, para atacar convenientemente essas matérias, é sem duvida alguma o Relatório e Contas de 2007, que analisa os nºs dos últimos três ou cinco anos. Ainda não o tenho.

    Vê se consegues arranjar esses documentos por outra via ou então aguenta até Setembro que eu venha de férias.

    Para já, vai-te entretendo com as GOPs para 2008 ( Documento muito incompleto, diga-se de passagem – os Cavalheiros sabem muitíssimo bem o que podem e o que não podem divulgar aos seus Munícipes … ) as quais podes encontrar no endereço:

    http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/camara+municipal/
    plano+de+actividades+e+orcamento/Plano.htm?WBCMODE=PresentationUnpublishedloginFOlogin
    FOloginFOloginFOloginFOloginFOloginFOloginFO

    Espero que te divirtas com essa montanha de nºs que eu vou até ao Minho/Gerez e já volto … ah ah ah …

    Abraço,

    Zé.

    ResponderEliminar
  12. José Gil


    Procurou-me a opinião sobre esta nova Guerra.
    Já percebi que não “navega” ao fim de semana, mas não interessa, segunda-feira de manhã tem lá a resposta.

    Se calhar não era a resposta que queria, mas é a resposta que consigo dar-lhe, andei a informar-me, Tv., jornais, net…

    Nada de novo, infelizmente.

    Uma guerra, estúpida, como todas, onde serão, aliás já estão a ser trucidados e esmagados, os inocentes, nada mais…
    Servirá os propósitos estratégicos, políticos e económicos de alguns barões do mundo.
    Lamentavelmente inicia-se na mesma altura dos Jogos Olímpicos, que deviam ser uma celebração de humanidade….
    Depois quanto à localização, é assim, caiu o bloco Soviético, a Cortina de Ferro, aquilo que lhe quiserem chamar, não sendo um sistema perfeito, que não era, note-se, existiam certas coisas que estavam à partida garantidas: educação, trabalho, saúde, habitação….parece um slogan do PREC, existia um espécie de ordem, agora há uma liberdade, inclusive a liberdade de se morrer de fome….
    Há uma corrupção imensa e anda tudo armado, porque as armas da guerra-fria estão lá para servir quem dá mais.
    Afinal de contas as Guerras resumem-se sempre ao mesmo, não é?
    Por mim garanto-lhe não havia nem uma…fechamo-nos todos numa sala até chegarmos a consensos, até afinara-nos naquilo que é fundamental e aquilo que podíamos transigir, mas as armas seriam todas dispensáveis e inúteis….

    Pronto tenho umas coisitas para lhe mandar para o Trovas, se não gostar e decidir não publicar eu não fico nada ofendida, só fico ofendida se não for sincero.

    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Olha morreu...
    Foi de férias?
    Emigrou!

    Espero que esteja bem.

    beijocas

    ResponderEliminar
  14. Olá meus amigos. Desculpem não ter dito nada, mas estou em casa doente com um síndroma vertiginoso, de causa desconhecida.

    Não tenho tido cabeça para blogar literalmente. Obrigado pelas vossas mensagens, mas até tar melhor o blog vai ficar parado. Tomara que a minha cabeça ficasse como o meu blog.

    Beijos e abraços a todos. Quando tiver melhor volto.

    ResponderEliminar
  15. Zé Gil

    As melhoras, isso é uma gaita, tenho dois amigos com esse problema e é mesmo mau.
    As melhoras, sim?!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Gil,

    Isso é que é pior, mas tudo se ultrapassará!

    As melhoras.

    Abraço
    Zé Ferradura

    ResponderEliminar
  17. Zé,

    Votos de rápidas melhoras. Tenho andado a mais de 1000 à hora e vou no fim-de-semana grande a banhos até aos Algarves.

    Um grande abraço,

    A. Reguengos

    ResponderEliminar
  18. Obrigado amigos.

    Beijos para a senhora e abraços para os senhores (depois do "deslize" com o Zé Ferradura, se mandasse beijos aos senhores outra vez, ainda pensavam que eu era Russo ou francês...) LOL.

    Amanhã é dia de TAC. Depois digo alguma coisa.

    Cumpts

    ResponderEliminar
  19. Gil,
    Desculpa invadir assim o teu blog, mas fiquei preocupada com o que li. Estás bem?...
    Não deves saber, mas sou presença assídua aqui e nas trovas… todos os dias passo para saber se há novidades… temos que combinar um café para pormos a conversa em dia… já lá vão 2 anos… Beijos e as melhoras

    ResponderEliminar
  20. Olá amigos... Já estou um pouco melhor, mas continuo de baixa, pelo menos até ao fim de semana.

    Ana obrigado pela preocupação. Um beijo

    Buuu tou zangado contigo0. Liguei-te para te desejar um aniversário feliz e nada... Vê lá se ligas... nem que seja para me dares o teu nº novo... Beijo.

    Bem parece que para a semana já devo voltar à rotina.

    Cumpts para todos

    ResponderEliminar
  21. Amigo José Gil,

    Ainda continuo de férias ( esta será a ultima semana ) e tenho vindo poucas vezes à Net, só mesmo para consultar os meus e-mails e o meu blog.

    Tendo hoje realizado um "zaping" a 3/4 blogs amigos tomei comhecimento do teu estado de saude.

    O que se passou contigo, meu Amigo ?

    Um grande abraço e as tuas rápidas melhoras,

    "Zé".

    ResponderEliminar
  22. Zézito, não estejas zangado comigo... o meu n.º ainda é o mesmo... assim que as coisas acalmarem por aqui, ligo-te para combinarmos um café!!! Mas afinal, o que te aconteceu???

    ResponderEliminar
  23. Viva Gil,

    Então como vai isso?

    Cumpts
    Zé Ferradura

    ResponderEliminar
  24. Mesmo sem alinharmos nem de perto nem de longe, não me regozijo com o mal de ninguém, assim deixo-lhe aqui o meu voto de melhoras, aceitá-lo ou não, fica a seu critério.
    Sem outras concessões.

    Ouss

    ResponderEliminar
  25. Caro Zé Ferradura cá vou andando... prolongaram-me a baixa por mais 30 dias.

    SENSEI aceito o seu voto e agradeço o mesmo. Cumpts

    Bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  26. Jose Gil

    Tenha calma, isso é muito chato mas o repouso é fundamental.
    Vai ver que fica bom.
    Beijinhos, as melhoras

    ResponderEliminar
  27. Caro Gil,
    Rápidas melhoras.

    Volte rápido que a malta precisa de todos no debate.

    As melhoras,um abraço
    Zé Ferradura

    ResponderEliminar
  28. Boas Zé,

    Vou para a 2ª volta das minhas férias e obviamente espero que recuperes totalmente. Precisamos de ti na tua melhor forma e tu também, claro!!!

    Junta aí mais duas perguntas a Carlos Humberto:

    8ª Hoje e durante o próximo fim-de-semana os serviços da CMB funcionarão na normalidade ou estão todos destacados para a Festa do Avante?

    9ª Face à "barracada" que foi a candidatura da CMB ao QREN, a culpa morre solteira ou Carlos Humberto e os seus pares farão aquilo que é óbvio...demitem-se?

    Depois de dia 15 volto a dar notícias.

    Um grande abraço,

    A. Reguengos

    ResponderEliminar
  29. Zé Gil

    Começo a estar seriamente preocupada.
    Então, amigo?
    Se precisar de alguma coisa não hesite, sim?

    Um beijo e as melhoras

    ResponderEliminar
  30. Caros amigos.

    Estou quase recuperado. Já praticamente não tenho tonturas e vertigens nem vê-las. Estou ainda de baixa até ao final do mês e estou a fazer uns exames para checkar a máquina.

    A todos um forte abraço e um beijo à Ana.

    No final do mês, este espaço já deve voltar à actividade normal.

    Até lá

    ResponderEliminar
  31. Viva Gil,

    Vá lá força nas canetas a reentrée tá a começar e todos somos poucos.

    As melhoras e assim que puder faça uma visita cá ao Zé.

    Rápidas melhoras
    Zé Ferradura

    ResponderEliminar
  32. De volta a Portugal... Estás melhor zeze??? Amanha ligo-te :P

    ***MUAH***

    ResponderEliminar
  33. Viva Gil,

    Vá lá força nas canetas a reentrée tá a começar e todos somos poucos.

    As melhoras e assim que puder faça uma visita cá ao Zé.

    Rápidas melhoras
    Zé Ferradura

    ResponderEliminar
  34. Gil,

    Isso é que é pior, mas tudo se ultrapassará!

    As melhoras.

    Abraço
    Zé Ferradura

    ResponderEliminar
  35. Zé Gil

    Eu só posso responder por mim, como barreirense e cidadã participativa posso tentar informar-me.
    Algumas até posso saber...como se calhar o Zé também.
    Mas agora vai desculpar-me vou ao velório tentar (em vão)dar conforto á familia.
    Não acredito que os nossos (no geral) blogues sejam assim tão importantes e tão discutidos.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa