Aventura das Eleições de Lisboa
Como sabem realizaram-se ontem as eleições para o Executivo da Câmara de Lisboa, onde o Candidato do PS, António Costa, obteve uma justa vitória.
Houve outros vitoriosos que merecem referência: Carmona Rodrigues, contra tudo e contra todos, conseguiu o seu intuito, que era ficar à frente do PSD e de Fernando Negrão; Helena Roseta que com o seu movimento Cívico elegeu 2 vereadores, ficando à frente do PCP, que também elegeu 2 vereadores e do Bloco de Esquerda que só conseguiu eleger Sá Fernandes.
No lado dos Derrotados estão o PSD e Marques Mendes, devido a uma fraca candidatura de Fernando Negrão, que tentou fazer o mesmo que fez em Setúbal e queimou-se... O CDS/PP que não elegeu nenhum vereador... O que terá passado pela cabeça de Paulo Portas para apostar em Telmo Correia como cabeça de lista, quando este senhor conseguiu perder umas eleições praticamente ganhas para o Secretariado do seu partido para o Ribeiro e Castro; o BE, que só elegeu 1 vereador e a DEMOCRACIA...
Estas eleições foram também as com maior abstenção, 62,61%. Este número tem servido para se fazer uma quantidade de reflexões sobre a nossa democracia que eu não concordo.
Eu sempre defendi que o voto devia ser obrigatório, como é no Brasil, e nesse caso era mais fácil perceber quem é que estava contra este estado de coisas ou contra os Partidos... pois votaria em branco... e uma percentagem de brancos de 62,61% seria assustadora, pois quereria dizer que de entre as escolhas possíveis nenhuma serviria... Com a abstenção eu não sei quantos é que se estiveram a marimbar para as eleições porque quiseram ir passear, ou fazer outras coisas mais interessantes.
Portanto... Quero lançar o MOVIMENTO DO VOTO OBRIGATÓRIO... e ai sim... vamos ver quantos são os que votam em branco...
Um abraço
Comentários
Enviar um comentário