Aventura do Trabalho - Parte IV

Lá volto eu ao tema do trabalho...

Hoje ouvi na rádio que as quatro Confederações do Patronato exigem que seja flexibilizado o Despedimento. Até aqui estou de acordo... acho que se deve tornar mais flexível o despedimento de trabalhadores, criando formas de mobilidade de mão-de-obra...

Agora dizerem que acham bem que esse despedimento ocorra devido a razões ideológicas ou politicas, parece-me um pouco desproporcionado e até mesmo inconstitucional, pois parece-me ir contra o Principio da Igualdade consignado no artigo 13 da nossa Constituição.

Por outro lado, mesmo em termos de estratégia, esta revindicação patronal é um erro, porque vai trazer os arautos da desgraça (Os sindicatos) para a rua, com os seus discursos inflamados e populistas, com os dizeres que estamos a voltar ao tempo da outra senhora... e que estão a meter a mão nos direitos adquiridos dos trabalhadores.

Resultado, se o objectivo era flexibilizar o despedimento individual, o que os Patrões conseguíram, com esta revindicação, foi dar novo alento ao discurso dos sindicatos e por os políticos a fugirem deste tema, tornando mais difícil ter um quadro mais flexível no despedimento por Justa Causa, logo prejudicando as empresas que estas confederações representam.

Um excelente fim-de-semana para todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa