Aventura das Grandes Superficies...

Parece que a abertura das grandes superfícies comerciais, vulgo Hipermercados, aos domingos o dia todo, está na ordem do dia. Pelo que ouvi hoje de manhã na TSF, a APD - Associação Portuguesa de Distribuição, da qual fazem parte todas as Empresas de grande Distribuição e Venda a Retalho, entregou na Assembleia da República uma petição contendo 250 mil assinaturas pedindo para este assunto ser debatido no parlamento.

Começo por dizer que eu próprio assinei a petição, num dia em que estava a fazer compras numa dessas malfadadas Grandes Superfícies Comerciais. Não me parece que o argumento que a abertura por mais quatro horas ao domingo, ponha em risco o comércio tradicional ou de proximidade.

Em primeiro lugar, porque o comercio tradicional não abre ao Domingo!!!! Logo, não vejo como esta medida prejudica os pequenos comerciantes. Eu, enquanto cliente, não faço compras no comércio tradicional por razões económicas. É mais barato comprar nos Hipers.

Em segundo lugar, tal como eu, muitas pessoas só podem fazer compras quando saem dos seus trabalhos. Tendo em conta que a maioria das pessoas sai entre a 17 e as 19 horas, quando chega às lojas, estas já estão fechadas. E de manhã é impensável fazer compras, antes de entrar ao serviço. Resumindo, os horários do comércio tradicional não são compatíveis com o ritmo de vida da maioria dos seus potenciais consumidores.

Em terceiro lugar, vem a questão da facilidade de parqueamento dos carros num hiper, a comodidade de ter tudo dentro do mesmo espaço, sem termos de andar de um lado para o outro com as compras na mão.

Em quarto lugar, porque não gosto que me impinjam o que devo fazer com o meu tempo livre, muito menos por decreto. Se eu quero passar os meus domingos a passear num centro comercial ou num Hiper, isso é exclusivamente comigo e com a minha família. Quem não gosta não vai.

Em quinto lugar, e foi outra das barbaridades que ouvi, não me parece que por os Hipers abrirem ao Domingo, faça com que os seus trabalhadores tenham menos tempo de descanso. Os tempos de trabalho e de descanso estão Legislados no Código do Trabalho, pelo que só se pode fazer 40 horas semanais. Ainda não vi ninguém preocupar-se com os "pobres trabalhadores" da restauração que só descansam à segunda... Os Hipers sempre foram conhecidos pelos atropelos à lei laboral, pelo que o problema poderá estar, eventualmente, na fiscalização e não na abertura ao Domingo.

O pequeno comércio, se quer sobreviver, tem de se reorganizar e não querer competir com os Hipermercados, num segmento que é só deles. Hoje, o pequeno Comércio ou de proximidade, tem se fazer valer das suas potencialidades... O Atendimento Personalizado, os Produtos exclusivos para nichos... Etc.

Por tudo o que acima disse, concordo com a abertura dos Hipers ao Domingo, o dia todo. Deixem de tapar o sol com a peneira, porque não estão a ajudar ninguém. E não é por causa deste tipo de leis que o pequeno comércio vai morrer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa