O Tratado de Lisboa e o Referendo...

Estive a ler o Blog de Vital Moreira "Causa Nossa", que podem aceder através do link na barra lateral deste blog, sobre o novo Tratado Europeu e sobre se se devia referendar ou não, esse Tratado. No referido blog, Vital Moreira é da opinião que a haver referendo, a pergunta deveria ser sobre a permanência do Portugal na União Europeia.

Ora eu sou também contra o referendo do Tratado, pois a maioria dos portugueses, incluindo eu, estaria à mercê das opiniões dos nossos opinion-makers e digo estaríamos à mercê, porque provavelmente não conseguiríamos ter opinião própria sobre a matéria, tendo em conta a densidade do documento e ficaríamos presos a concepções mais ou menos enviesadas sobre o Tratado e o seu verdadeiro impacto para Portugal... Ainda sobre a capacidade de análise dos portugueses, lembro-vos que fomos o país, para o qual foi criado o nível zero de literacia.

Isto equivale a dizer que sou favorável a uma ratificação pela AR. No entanto, com o Tratado de Lisboa abre-se a hipótese de os países saírem da UE. Ora nesta medida, seria importante saber se os portugueses e as forças políticas portuguesas continuam a ser a favor da permanência de Portugal na União Europeia. Se for para haver referendo que seja sobre isso. Já temos histórico, já sabemos o que a "Casa Gasta" e agora podemos e devemos ratificar a nossa permanência na EU, tendo plena consciência das implicações do nosso voto.

Se isto acontecer, vai ser engraçado de observar e analisar o posicionamento de algumas forças, tais como o PCP, o CDS/PP e o BE, visto que são partidos que ou foram contra a integração ou foram contra a alegada perda de soberania do Estado Português...

Vamos ver o que o Governo Português decide… Mas, da minha parte, farei toda a pressão para que seja feito um referendo sobre a nossa Permanência na União Europeia. Quanto mais não seja, para ver as cambalhotas que vão acontecer e para depois fazer um antes e um depois (Tal como aquelas fotografias, antes de se fazer o tratamento ao cabelo, onde aparece um senhor careca e depois ao lado uma fotografia após o revolucionário tratamento capilar, onde o mesmo senhor aparece com uma farta cabeleira, quase até aos pés).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

7 Perguntas a Carlos Humberto

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Mariquices e Disciplina de Voto