Barreiro Esquecido (Tributo a um herói esquecido)

Tenho andado a reflectir sobre o Barreiro e cheguei a uma conclusão. Somos uma Cidade que não gosta dos seus heróis. Refiro-me, entre outros, a um a quem acho que todos os Barreirenses prestar homenagem, pois foi a sua visão que permitiu construir esta cidade. Alfredo da Silva.

Em 1907, durante um período de grande expansão da CUF, Alfredo da Silva resolveu construir uma nova unidade fabril no Barreiro. A construção desta instalação, tornou-se o motor de desenvolvimento e crescimento, transformando uma pequena Aldeia, num concelho próspero, dos mais prósperos do País.

Esta nova unidade fabril, chegou a albergar 12000 trabalhadores e a CUF , no seu todo chegou a ter 16000. Muitos destes 12000 trabalhadores eram do Alentejo, que vinham à procura de melhores condições de vida. Outros vieram do Norte do Pais, pelas mesmas razões. Já nessa altura a Agricultura estava em mau estado.

Nessa altura, a nossa Cidade tinha trabalho para todos e por isso todos se mudaram para o Barreiro e arredores.

Assim, suportada por este grande complexo industrial, a Cidade cresceu e alargou-se, ganhando uma dimensão de importância nacional.

Ora será que figura de tanta importância para o Concelho, merece ser esquecida? Claro que o homem tem uma Estátua, uma avenida e um estádio. Mas não haveria melhor maneira de celebrar a sua memória e o agradecimento do Barreiro a este grande Homem?

Claro que os velhos do Restelo dirão que o homem era um fascista... Que apoiava o Salazar... Pois sim. Mas também construiu uma fábrica com Posto Médico, com Creche, com Bairros Sociais para albergar os trabalhadores, etc.

Não estará na hora de honrar a sua memória, tal como ela deveria ser honrada? Deixo-vos a pergunta, se quiserem responder.

Comentários

  1. E, o Busquet vai deixar a estátua no local onde está?

    ResponderEliminar
  2. Se calhar não... Mas aposto que o nome de Catarina Eufémia num parque ou numa rua, de ceeteza que vai estar.

    Essa senhora que fez tanto pelo Barreiro e pelos Barreirenses..

    ResponderEliminar
  3. Se calhar não... Mas aposto que o nome de Catarina Eufémia num parque ou numa rua, de ceeteza que vai estar.

    Essa senhora que fez tanto pelo Barreiro e pelos Barreirenses..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa