Um Socialista Barreirense

Sou militante do Partido Socialista da Secção do Barreiro. No próximo dia 8 de Março, iremos a votos para a concelhia e eu, já tenho candidato. Mas não era por causa do meu candidato ou lista que apoio que vos queria falar. Era sim das eleições em si e o que elas movimentam.

Sempre que existem eleições, monta-se o "circo", aparecem camaradas que não viamos à anos e assiste-se a um intenso debate interno, sobre pessoas e ideias... Infelizmente às vezes mais sobre pessoas do que sobre ideias. E lá vamos todos contentes, coleccionando ódios e paixões, tecendo comentários sobre os candidatos e sobre as suas ideias sobre o futuro do Barreiro e do Partido Socialista.

No fundo, todos queremos o mesmo (eu ainda acredito que isto é verdade), o melhor para o nosso concelho e para o nosso Partido. Mas... desta vez está a haver algo diferente... É que a confusão está mais confusa. Os ódios e as paixões estão mais ao rubro e as Controvérsias estão mais azedas.

Dizem-me que o número de militantes votantes são X, o que representa pouco mais de metade dos total de militantes inscritos no concelho... E eu interrogo-me se será que estas pessoas, silenciosas ou desaparecidas, não gostavam de voltar a participar na vida do Partido em escolheram militar... Qual será a opinião delas, sobre a actual situação? Será que se interessam? Então porque não aparecem?

Lembro-me de ir à velhinha sede do PS Barreiro, com a minha mãe e a sede estar cheia... de militantes desejosos por ajudar. De as pessoas terem tempo para militarem no seu partido, para se comprometerem com ele e com os seus programas. Lembro-me ainda, se bem que vagamente, de ser perigoso ser socialista no Barreiro, pois os comunistas não nos deixavam em paz, pondo "democraticamente" em causa a nossa opção política.

E hoje olho e vejo um deserto... Ninguém quer participar na vida política... O caciquismo resultou num vazio de vontades desinteressadas. O caciquismo trouxe ao de cima o pior das pessoas e hoje elas movem-se não por convicções, mas por lugares e outras promessas.

Voltando às eleições, existem 4 candidaturas anunciadas. Ao olhar para elas, surgem-me algumas interrogações... O que será que divide estas pessoas? Será a ideia de Partido? Será a ideia de Concelho? Será a forma como interpretam o ser Socialista? Ou não será nada disso? Quem são os "bons" e os "maus" e porquê?

No entanto, também eu sou hipócrita e permito-me fazer parte desse "circo" eleitoral. Também participo nas discussões acesas e também tenho os meus "ódios" de estimação. Também eu perco tempo a discutir pessoas, em vez de ideias... Também eu, em determinadas alturas, votei pelo grupo e não pela minha cabeça.

Aos meus camaradas de Partido, peço-lhes que reflictam. Peço-lhes que obriguem todos os candidatos a revelar as suas ideias, tanto para o Concelho, como para o Partido. E que depois votem... Votem conscientes que estão a fazer o melhor para o futuro do PS e do Barreiro.

Saudações Socialistas e um beijo muito especial para uma militante de quem gosto muito... A minha Mãe.

Comentários

  1. Cabós,

    Obrigado pelo teu apoio. Sei que neste assunto, temos ideias semelhantes.

    Será que é desta Cabós? Será que é desta que os militantes do PS, vão por as ideias à frente das pessoas? ou iremos continuar com tudo na mesma?

    Um abraço sincero

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pinho, Cornos e Autoeuropa

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide