Uma Aventura Olímpica

Em primeiro lugar gostaria de vos dizer que este blog ultrapassou, esta semana, a barreira das 2000 visitas e os 100 posts. Parabéns a todos os que resolveram visitar o estaminé, contribuindo desta forma para que a minha vontade de escrever, leia-se comunicar, com vocês.

A semana que passou foi fértil em acontecimentos, quer fosse a luta pelo telemóvel entre a aluna e professora, quer fossem as atuardas, largadas por todos os lados, acerca do caso, quer fossem os apelos ao boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim, devido ao Tibete.

E é sobre os JO de 2008 que hoje gostaria de escrever. Em primeiro lugar, o problema começou logo na escolha. Que objectivos pretendeu atingir o COI (Comité Olímpico Internacional) com esta escolha? Foi uma maneira de chamar à atenção do Mundo acerca da falta de direitos humanos na China? Ou tentar que a China se abra para a importância dos direitos humanos? Ou foi, simplesmente, porque a China é uma das maiores economias do mundo?

Ora na semana que passou houve confrontos entre monges tibetanos e tropas chinesas e entre alguns estudantes universitários e a policia chinesa. Aparentemente reclamavam a libertação do Tibete. A coisa foi tão grave que o próprio Dalai Lama veio a terreiro dizer que se demitia se a violência não cessasse (Não sabia que ele se podia demitir).

Aqui no nosso rectângulo, houve quem se emocionasse com a morte de um dirigente das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mas não se opusesse à repressão dos manifestantes tibetanos pela policia chinesa. Parece que para eles, bater em monges é correcto, mesmo que estes lutem pela sua liberdade. Quem terá sido? Hum? Adivinham?

Estes Jogos Olímpicos parecem um barril de pólvora pronto a explodir. Seja pela questão dos direitos humanos, seja pela questão do Tibete, estes Jogos já estão manchados. Se Cobertain fosse vivo, como reagiria? Ainda reconheceria os princípios que elaborou para os Jogos Olímpicos da era Moderna? Ou estes já estão ultrapassados?

Uma coisa é certa. Vamos ter uma primavera escaldantes e um Verão ainda mais quente. Pois esta questão não vai ficar por aqui, é que pelo que fui lendo esta semana, existe a hipótese de alguns países europeus boicotarem a sua participação nos JO.

Um abraço e até à próxima

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa