Liberdade e Democracia

Portugal já leva uns anos de Democracia (faz 34 anos no próximo 25 de Abril). No entanto, ultimamente são algumas as vozes que se levantam para dizer que a Ditadura está de volta, que classificam algumas políticas e acções como "pidescas" e "fascizantes".

É com preocupação que assisto à banalização destes termos, usados com armas de arremesso políticas por pessoas com responsabilidades e com um "suposto" conhecimento do passado e do que é realmente viver numa ditadura, onde todas as liberdades são postas em causa.

Como é possível que estas pessoas sejam criticas em relação a estas acções, nos termos em que o fazem e depois concordar-se com o regime Chinês, fazer-se a apologia do regime Cubano, dizerem que a Coreia do Norte é um paraíso e , pasme-se, apoiar as FARC?

Como é possível que estas pessoas, que lutaram contra o regime fascista de Salazar, sejam as mesmas que utilizam estes termos sem pudor ou vergonha? Será que o poderiam fazer na televisão, na rádio ou mesmo nos jornais de à 40 anos atrás? Então como é possível que sejam estes mesmo a fazer estas comparações?

Como podem fazer todas estas afirmações sobre os piores regimes do mundo e depois afirmarem-se como os últimos defensores da liberdade e da democracia? Qual liberdade e qual democracia? Poderia eu ter um blog onde chamasse às acções e políticas dos governos, fascizantes e ditatoriais, em Cuba, na China ou na Coreia do Norte? É que estes senhores fazem-no na comunicação social e ninguém os leva presos, por delito de opinião.

Hoje em Portugal vivemos em liberdade, tanto de ideias, como de ideologias, como de acções. No entanto, se por um lado a liberdade nos dá o direito de agirmos, segundo a nossa vontade e convicções, também nos obriga a ser responsáveis e nos responsabiliza, sempre que eles sejam nocivos ou dolosos aos olhos da lei.

Será uma maioria absoluta uma ditadura? será que ter-se a maioria dos votos na Assembleia e legislarem-se as políticas que se se entender correctas um sinal de menor liberdade ou de atitudes pidescas? Será que levar um autor de um blog a tribunal porque se ofendeu o bom nome e a honra é uma atitude intimidatória e um sintoma de deficit de democrático? O que aconteceu com os dissidentes em Cuba? Neste caso, estas pessoas argumentam que estavam a soldo de governos estrangeiros, epitetados de imperialistas... Mas então por isso deveriam ser presos e condenados à morte? Qual delas é a correcta? Se a primeira é deficit democrático o que é a segunda?

O que mais me assusta é que a maioria dos portugueses está a embarcar nesta moda, sem o mínimo de espírito crítico, sem o mínimo de pudor. Será que já se esqueceram de como era dantes? Então não vai ser um rapazola de 33 anos que vos vai lembrar, até porque este rapazola nunca viveu numa ditadura, mas tem muito cuidado em afirmar e julgar coisas que pessoas que conheceram o que é viver em ditadura não têm.

E se Portugal hoje vive numa ditadura, ainda pior do que a de Salazar (segundo alguns), então eu sou por esta ditadura que me dá a liberdade de ser contra e renego todas as outra democracias que só me dão a hipótese de ser a favor.

Comentários

  1. Gil,

    Assunto inadiável e absolutamente imprevisível impedem-me, nesta altura, de comentar o teu oportuno Post anterior.

    Inclusive no meu Blog, irei interromper a publicação de uma série de textos que, a meu ver, são de alguma importância para o Barreiro.

    Mas é temporário … aquilo que realmente interessa aos Barreirenses seguirá dentro de, no máximo, uma semana.

    ( Sabes, entendo que é urgentemente necessário banir determinado verme da blogosfera Barreirense … e já estou a tratar disso … Compreenderás do que se trata se fizeres o favor de ir até ao meu “estaminé “. )

    Abraço,

    Zé.

    ResponderEliminar
  2. Já fui e já sei que é o sujeito... Passei pelo blog dele... é um verdadeiro atentado à democracia e à lucidez. O tipo é doido, completamente estúpido e ofensivo até dizer chega.

    Um Abraço Zé

    ResponderEliminar
  3. Escrever sobre actualidade é fixe. Escrever sobre a estupidez e a parvoíce alheia, sobre a falta de desportivismo democrático é perda de tempo.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Escrever sobre actualidade é fixe. Escrever sobre a estupidez e a parvoíce alheia, sobre a falta de desportivismo democrático é perda de tempo.

    Um abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

7 Perguntas a Carlos Humberto

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Mariquices e Disciplina de Voto