Pelo Ensino Heterogéneo!

O Bloco de Esquerda afirmou, nas suas jornadas parlamentares, que irá propor uma redução de alunos por turma e um aumento de turmas e de professores. Com esta proposta de lei, o BE visa diminuir o rácio de alunos por professor para 66 alunos.

Outra proposta do BE é o combate ao que chama de "guetização" das turmas, propondo um mecanismo de que torne a criação de turmas heterogéneas, tendo em conta a sua composição social.

E por último, uma proposta que visa criar "equipas de combate ao abandono e insucesso escolar". Estas equipas deverão ser multidisciplinares e constituídas por Professores, Psicólogos e Técnicos de Serviço Social. Podem ler esta notícia no Expresso Online.

No que toca à primeira medida, levanta-me algumas perguntas: Em primeiro lugar, o que levou à constituição de turmas com tanta gente? Terá sido a falta de Professores? Ou de espaços? E se foi de Professores, porque raio é que ficam sempre tantos professores no desemprego? Será que esta medida é para melhorar as condições das turmas ou para simplesmente aumentar o número de professores contratados, piscando o olho aos sindicatos?

Relativamente à segunda proposta eu fiquei estarrecido... É que fiquei a saber que existe "guetização" nas matrículas e na composição de turmas. Aqui parece-me que o BE dá uma no cravo e outra na ferradura (pelo menos no que toca ao piscar d'olhos que acima referi). É que com esta proposta insinua que os professores e a Escola em Geral (A constituição de turmas é da sua inteira responsabilidade) compõem as turmas, de forma a que os difíceis fiquem todos juntos ou os socialmente excluídos fiquem agrupadinhos num só canto, não prejudicando os que não sofrem desse mal... Por outro lado, nas Escolas de Bairros considerados perigosos, como vai funcionar esta medida? Proíbe-se a matricula? ou importam-se alunos de outros sítios, onde não haja exclusão social?

A última medida é uma boa medida, não existissem já mecanismos de acompanhamento a alunos sinalizados... O que me parece a mim, é que por vezes o problema está em casa e não nas crianças. Ou seja, o que o BE quer dizer com esta proposta é que a Segurança Social falha no trabalho de acompanhamento ou então é a Escola que não é capaz dessa sinalização e acompanhamento.

Meus amigos... É preciso alguma responsabilidade no discurso político e não ter um por cada circunstância diferente.

Marcas Technorati: ,,

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa