Uma Aventura Petrolífera
A confusão está outra vez instalada, com a 14ª subida de preço dos combustíveis. Esta subida de preço voltou a relançar o debate e as dúvidas sobre a inflação dos preços.
Do outro lado da barricada está a APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas que desvaloriza, em nota de imprensa, este argumento da desvalorização do dólar face ao euro, dizendo que de 2002 a 2008 houve uma subida de 156% do preço do barril em euros (em 2002 um barril custava 26€ e em 2008 custa 66,6€). Nesta nota informativa pode-se ainda ler que a gasolina 95 “só” aumentou, no mesmo período de tempo, 60%.
No Fórum TSF, um representante da APETRO explicou que os preços do barril são reflectidos no preço dos combustíveis passados 10 dias e não 3 meses, pois o consumo tem de ser constantemente reposto. Por outras palavras o que o senhor disse foi que para que se possa comprar novos barris amanhã, aumenta-se o preço da gasolina e gasóleo já hoje. Ou seja, quem paga isto tudo somos nós.
Ora esta discussão despertou-me a atenção e lá fui investigar. No site da APETRO descobri que o preço da Gasolina a 1,393€/litro se decompõe em 0,57€ - PMVP, 0,24€ - IVA e 0,58€ ISP. COM o preço do gasóleo a 1,242€/litro se decompõe em 0,66 € - PMVP; 0,22€ IVA e 0,36€ ISP.
Por estes dados, dá claramente para ver que a culpa é dos impostos (e ainda existe a questão da dupla taxação…).
No entanto ainda tinha outra dúvida, quantos litros de combustível se conseguem refinar a partir de um barril de crude. Ora aqui descobri que 1 Barril = 42 Galões = 159 litros de Crude. Também aprendi que de um barril de crude se consegue refinar cerca de 55% de gasolinas e gasóleos e 45% de jetfuel, fuelóleo, butano e outros subprodutos.
Isto significa que dos 159 litros, 88 são de gasolina e gasóleo. Ora 0,57€ x 44 litros = 25,08€, isto relativamente à Gasolina e ao Gasóleo 0,66€ x 44 litros = 29,04€. Daqui se conclui que 55% do barril de crude custam-nos 54,12€, o faz com o barril, na sua totalidade, custe 98,40€ o que já inclui os custos de refinação, venda e revenda, transportes, seguros etc. Neste valor não incluí o custo da extracção, pois este valor já deve estar inserido no custo do barril.
Se o barril à data estava a ser comercializado a 77€, isto significa que o valor destas margens é de 21,40€ por barril, cerca de 27%. Serão estas margens tão reduzidas que as empresas tenham de actualizar o preço do combustível à saída da bomba de 10 em 10 dias para não perderem dinheiro? E será que no mercado do crude não se verificam os descontos por volume de compras, rappel e histórico como nos outros negócios? Será que o preço do Barril é igual se comprarmos 1 ou 1 milhão?
Um outro grande culpado é a capacidade de refinação. Esta, segundo parece, está no seu limite, pois o consumo aumentou muito mais do que o número de refinarias nos últimos anos, quanto maior a procura maior o preço, as Refinarias estão a aumentar as suas margens de comercialização, empurrando os preços dos combustíveis para valores cada vez mais impossíveis.
Conclusão: Todos beneficiam com o aumento do preço do combustível, quer seja o Estado, as empresas produtoras, as refinarias, os revendedores e os vendedores. Quem se lixa mesmo é o consumidor, que nada mais pode fazer do que contas à vida.
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