Hoje falamos de Alimentação

Se a semana passada me debrucei sobre o preço dos combustíveis, hoje gostaria de falar sobre o aumento de preço dos bens alimentares, tais como o arroz e os cereais.

Segundo a revista The Economist, nos últimos tempos os preços do arroz e do trigo aumentaram vertiginosamente, 141% e 77% respectivamente.

No que diz respeito ao Trigo, os grandes responsáveis do aumento são a China e a Índia, pois com o crescimento económico que vêm evidenciando permitiu que grande parte destas populações deixasse de ter uma dieta baseada em arroz e passasse a consumir carne. Só para que tenham uma ideia, em 1985 os chineses consumiam em média 20 kg de carne e em 2007 consumiram cerca de 50 kg. Ora se tivermos em conta que são necessários 8 kg de cereais para produzir 1 kg de carne.

Outro grande responsável pelo aumento do preço dos cereais foi o petróleo. Com o aumento dos preços dos combustíveis muitos governos passaram a incentivar, financeiramente, a produção de etanol ou biodiesel através do milho ou das oleaginosas como o girassol, o que resultou numa aposta, por parte dos agricultores, na cultura do milho ou do girassol e num decréscimo das outra culturas, o que se traduz numa redução de solo arável para a produção agrícola alimentar.

Depois é só aplicar um principio de economia básico. Quanto maior for a procura, maior é o preço.
Assim, é natural que o preço do pão esteja a subir, acompanhando a variação do preço dos cereais.

O Arroz terá de ficar para o próximo post, pois é um caso bem mais complicado de analisar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa