Lei Laboral em 10 perguntinhas!
Interrompo aqui o tema da alimentação para falar de trabalho. Vão ser aprovadas brevemente um conjunto de alterações ao Código do Trabalho.
Como seria de esperar, todos os partidos e sindicatos estão contra. PCP, BE e CGTP (mais conhecida como o braço armado do PCP) dizem que estas alterações vêm retirar direitos adquiridos desde o 25 de Abril, aos trabalhadores, temendo que após a aprovação comece a vigorar um regime de escravatura e de maior precariedade do Emprego. O PSD ficou-se pela pretensa falta de Coerência do PS e Bagão Felix afirmou que o PS foi ainda mais longe do que ele tinha ido.
Irei debruçar-me sobre estas alterações numa série de posts, quando o código for aprovado. Para já gostaria de deixar algumas perguntas no ar:
1ª Pergunta - Se existe o Princípio de Trabalho Igual Salário Igual, como é possível ser-se contra a Avaliação de Desempenho? Haverá outra maneira de avaliar o trabalho desenvolvido?
2ª Pergunta - Gostaria de saber qual a opinião dos sindicatos sobre as promoções. Deverá um trabalhador ser promovido baseado somente na sua antiguidade ou baseado nos seus méritos, conhecimentos, capacidades e competências adquiridas?
3ª Pergunta - Se eu puder fazer o meu tempo de trabalho em 3 dias, que mal tem eu descansar os outros dois?
4ª Pergunta - Se 70% do tecido empresarial é constituído por pequenas e médias empresas, Terá a Contratação colectiva assim tanta relevância para as Empresas portuguesas?
5ª Pergunta - É mais importante ter uma lei que protege o trabalhador de despedimentos abusivos ou será mais importante garantir que após ser despedido, o trabalhador não fique mais de dois meses sem trabalho?
6ª Pergunta - Qual será a razão porque cada vez menos trabalhadores são sindicalizados? Será que são pressionados pelos patrões a não se sindicalizar ou será que cada vez menos os trabalhadores se revêm nos sindicatos?
7ª Pergunta - Qual é a principal função e objectivo de um Sindicato? Proteger os seus associados? de que forma? Menosprezando a Formação Profissional? Apoiando Ideias que levam à fraca competitividade e sustentabilidade das empresas?
8ª Pergunta - Porque é que é empresário quem quer e não quem tem competências para tal?
9ª Pergunta - Como é que se garante a estabilidade dos postos de trabalho, num mercado cada vez mais instável?
10ª Pergunta - Como é que ganhando em Média tão mal, Portugal tem o preço /hora de produção mais elevado? Já alguém se preocupou em analisar porque é que só utilizamos 20% da
capacidade produtiva?
Eu sei que ninguém responde a estas perguntas, pois se o fizesse seria apelidado de neoliberal ou esclavagista ou até mesmo reaccionário. No entanto, são as responstas a estas perguntas que permitirão que Portugal evolua e passe a ser capaz de competir com os outros paises. Até lá, estaremos a discutir o acessório e a esquecer o principal.
Só mais uma perguntinha:
ResponderEliminarQual foi o aumento dos funcionários do PCP no último ano? Foi igual ao do Estado, ou igual ao defendido pelo PCP e pela CGTP?
Respondo: Foi igualzinho ao da Administração Pública.
Defendem uma coisa e fazem outra. É uma forma de estar que não deve merecer o respeito de ninguém. Então os funcionários do PCP já não estão a perder poder de compra? São diferentes dos outros trabalhadores?
Bem prega Frei Tomás...
Olá Luis
ResponderEliminarPelo que sei o PCP tem funcionários a recibos verdes e a receber o ordenado mínimo...
Realmente bem prega o Frei Tomás.
É um partido com dupla personalidade. Para dentro fala e comporta-se de uma maneira. Para fora tem um discurso e uma postura totalmente diferente.
Um abraço