Morreu Alexandre Soljenitsin

Morreu Alexandre Soljenitsin. O autor morreu domingo passado na sua Casa em Moscovo, com 89 anos.

Nascido em 1918, foi Novelista, Dramaturgo e Historiador. Foi laureado com o prémio Nobel da Literatura em 1970 e exilado em 1974, devido ao seu Arquipélago de Gulag, onde o autor relata a sua passagem por um desses campos de concentração na Sibéria e faz um relato sobre a vida na URSS. É um livro seco e sem grandes floreados estilísticos. É um relato assustador do que se passou na URSS, desde a forma arbitraria em como as pessoas iam parar aos Gulag, os julgamentos nos tribunais do Povo e as condições em que estas pessoas, muitas vezes acusadas de delitos de opinião, eram presas juntamente com presos de delito comum.

Foi para mim um dos livros que mais me custou ler, pois as descrições do autor são deveras impressionantes. No entanto, é para mim um dos livros imprescindíveis para se entender o que foi o regime na URSS. Aconselho por isso vivamente a leitura deste Arquipélago Gulag de Alexandre Soljenitsin, bem como os outros livros do autor, como Um dia na Vida de Daniel Denisovich e o Pavilhão dos Cancerosos.

Até sempre Alexandr Solzhenitsyn...

Comentários

  1. Zé Gil

    Para ser sincera nunca li, tenho de ler...


    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ana eu aconselho-a a ler...

    Ele não põe em causa o Comunismo. Põe sim em causa o regime que estava em vigor na URSS, que pouco ou nada terá a ver com o Comunismo ideológico.

    Mas aviso-a que não é uma leitura fácil, pois é um relato muito vivo do que era viver na URSS naqueles tempos, a seguir à segunda guerra mundial.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Zé Gil

    Eu sou mulher para distinguir o cu das calças...(desculpe a linguagem)
    O regime sovietico foi o que foi, começou bem para acabar com uma idade das trevas que ali se vivia, depois estagnou, aliás o poder absoluto tem dessas coisas, também corrompe alguns absolutamente.
    Sou comuna, mas leio outras coisas, tenho curiosidade em conhecer tudo, geralmente para criticar é preciso conhecer, não costumo falar daquilo que não conheço..
    O Comunismo como projecto de sociedade nunca foi cumprido, nem o Socialismo...
    Mas pronto é um sonho lindo que alguns tem, não se trata de tirar nada a ninguém, trata-se de distribuir a riqueza por todos de forma igualitária, justa, não se trata de prender o pensamento ou a liberdade porque sim...
    Esta é a minha convicção.
    Já viu os filmes ou não?
    Nem o meu que é pequenino....

    Qualquer dia escrevo para o trovas....

    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Para lhe ser sincero não vi. Não tenho andado com tempo, mas prometo ver, nem que seja o seu que pequenino.

    Concordo com a análise que faz sobre o comunismo... Tenho algumas reservas do que diz respeito à sociedade igualitária, mas decerto que iremos discutir isso um dia destes.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Ana já vi o vídeo pequeno. É muito interessante. No entanto existem algumas coisas que que não se aplicam à Europa e outras que se aplicam mas não são mencionadas no vídeo, como por exemplo a PAC e o Fair Trade.

    A febre consumista só tem um culpado e não são as grandes corporações... Sou eu e você quando decidimos comprar coisas que não nos fazem falta. Sou eu e você que procuramos comprar os nossos produtos mais baratos... A questão do rádio que é levantada no vídeo, não é inteiramente verdade do ponto de vista económico... Repare no exemplo do IKEA... A produção em massa consegue efectivamente reduzir os custos, por via das economias de escala.

    Na Europa a realidade das Empresas é muito diferente daquela que se passa nos Estados Unidos. Por exemplo temos uma legislação ambiental muito mais apertada. Os consumidores são mais conscientes em relação ao Ambiente e por isso pressionam as Empresas a serem mais responsáveis.

    Concordo que é um sério aviso à navegação e que deve ser tido em conta. Mas mais uma vez responsabilizam-se 3º's: O governo... As Empresas... mas não se culpam quem elege os governo, quem compra os produtos das empresas sem ter o cuidado de escolher produtos amigos do ambiente, no fundo quem contribui para este estado de coisas... NÓS!!!

    Todos os meios que foram utilizados para realizar o vídeo fazem parte do problema... Será que estamos dispostos a perder as comodidades que temos vindo a ter ao longo dos anos? Então do que será que estamos dispostos a abdicar? O que estamos dispostos a deixar de comprar?

    Somos os únicos que podemos romper o ciclo... Mas será que no fundo o queremos?

    Ana não entenda isto como uma defesa das corporações que causam esses grandes desastres ambientais que deveriam ser severamente punidas, entenda-o como uma critica à sociedade actual, que vive para consumir.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Zé Gil

    O pequeno é o que tem o link no meu blogue, homem sobre a mulher na arte tem 2 minutos, caramba...
    Esse é giro eu não digo que seja todo correcto até porque não há verdades absolutas, mas é um ponto de vista interessante, não acha?
    Os exemplos nórdicos, infelizmente são excepções...
    A América do Norte e vi in loco é uma loucura de consumismo.
    Estive numa loja do tamanho de um Continente ou outro Hiper qualquer que só vendia enfeites de Natal...
    è tudo á maluca, carros, roupas, tudo mesmo...
    Mas ainda assim há verdades ali no filme.
    E não me diga que não somos condicionados muitass vezes a consumir, eu tive de estudar um certo ponto de vista do consumo e por exemplo, todas as embalagens de produtos açucarados são postas ao nivél das crianças, aquelas box junto ás caixas não são inocentes.
    Eu vou ás compras de lista mas trago sempre qualquer coisita a mais....
    Acho que podemos romper o ciclo sem perder comodidades, o video também tem uma mensagem de esperança, não acha?

    beijocas (quando é que tira a treta das letras malucas?)

    ResponderEliminar
  7. Desculpe pensei que o video fosse este... O outro ainda não vi.

    Concordo com o facto de sermos induzidos a consumir, concordo que existe uma mensagem de esperança no video, mas acredito que temos mesmo de romper este ciclo...

    Só através do conhecimento, nós consumidores perceberemos quão grande é a nossa responsabilidade...

    Quais letras malucas?

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Zé Gil

    Quando aqui cgegamos para comentar tem uma coisa que se chama verificação de palavras que obriga a escrever umas letrinhas malucas que aparecem de esguelha e que se confundem por vezes...
    Pode ter moderação de comentários mas personalizar retirando a verificação de palavras...
    è assim que se perdem comentários, porque quem comenta pensa que escreveu bem as letrinhas malucas, mas não...
    Por isso já fiz milhentos comentários que desaparecem nos buracos negros da internet, depois já não lembro do que escrevi ou penso que fui "censurada".
    Era mais facil se retira-se essa gaita...
    è só isso...experimente a vir comentar sem estar com o seu gmail activo só para ver....

    Estes homens...

    beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

7 Perguntas a Carlos Humberto

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Mariquices e Disciplina de Voto