A AutoEuropa e a Irresponsabilidade

Andei a evitar falar do caso AutoEuropa para ver o que aquilo dava. Obviamente que fiquei apreensivo com o chumbo do pré-acordo por parte dos trabalhadores (eu e pelos vistos o António Chora) e com as reais consequências desse chumbo.

Ao que parece, tudo não passou de uma luta entre o B.E. e o PCP pelo controlo da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa. No meio desta Guerra alguém se esqueceu que a "brincadeira" envolvia cerca de 3 mil postos de trabalho directos e se calhar outros tantos em postos de trabalho indirectos e que os tempos não estavam para brincadeiras. E o que aconteceu? Os trabalhadores ficaram piores... Em vez de Banco de Horas, vão ter um Layoff de 10 dias. Em vez de 6 Sabados por Ano a pagamento normal, se calhar passam a receber 65% do vencimento através do Subsidio de Desemprego...

Alguém se lembrou que as encomendas baixaram 40% ou isso é irrelevante? Alguém pensou que ao Volkswagen tem uma fábrica na Almenha que pode absorver a produção da Fábrica de Palmela?

A Autoeuropa é um exemplo da irresponsabilidade de algumas forças partidárias em Portugal. Falam muito, dizem pouco e acertam ainda menos. Depois quando as coisas correm mal, olham para o lado e assobiam, como se nada fosse com eles (Aliás nos tempos que correm, ainda alguém há-de vir dizer que a culpa é do Governo e das Políticas de direita ultra-liberais do Sócrates). Dizem sempre que os responsáveis são os outros (como aconteceu no caso da CUF). É o verdadeiro triunfo da demagogia!!!

E agora meus senhores? Se a Autoeuropa fechar (risco que não está posto fora de causa) como vão os senhores responder aos que vão ficar sem emprego? Como vão resolver o problema de dezenas de milhares de pessoas que seriam afectadas por esta situação? Como vão encarar terem destruido mais um Centro de Desenvolvimento? A vossa cartilha está mesmo muito desactualizada e desta vez talvez tenham de sofrer as consequências da vossa forma irresponsável de fazer as coisas.

Ao António Chora e à Comissão de Trabalhadores gostaria de dizer que sempre fizeram um bom trabalho, tendo conseguido um equilibrio entre as necessidades da Empresa e a Protecção dos trabalhadores e dos seus direitos. Um bem haja e esperemos que esta fase seja só isso mesmo e que passe rápido, para que a Autoeuropa possa voltar à normailidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa