Carta Aberta ao Presidente da CPC do PS Barreiro

Caros amigos, publico hoje uma carta aberta do meu amigo Luís Carlos, dirigida ao Presidente da CPC do PS no Barreiro.

Parabéns Amílcar!
Carta aberta ao Sr. Presidente da CPC do PS Barreiro

Caro Camarada Amílcar Romano,

Começo por te felicitar por teres cumprido, integralmente e de forma brilhante, todos os objectivos políticos a que te havias proposto há alguns anos atrás (talvez 6). Nessa altura, e após a morte do saudoso camarada Aires de Carvalho, do qual relembro a data do seu aniversário, 10 de Outubro, apostaste em vir a ser eleito deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista. Durante todos estes anos tudo fizeste para atingir esse único objectivo. Finalmente conseguiste, e pelo facto te dou aqui os meus públicos e justos parabéns.

Valeu tudo, ou quase. Instigaste o ódio entre camaradas, endeusando alguns agora e diabolizaste-os depois, numa lógica ultrapassada e fora de moda de considerar que os teus camaradas que contigo não estavam era contra ti que lutavam. Sabes por certo que já há mais de 35 anos que isso não se usa e olha que não te fica nada bem.

Reconheço a bravura com que te bates politicamente, sabendo porém que bravura nem sempre é sinónimo de competência. Claramente é este o caso. Qualquer aspirante a político, por muito inexperiente que seja, sabe que o segredo do sucesso é o resultado de diversos factores que ignoraste conscientemente e de forma irresponsável.

Cabe ao líder, como devias saber, unir os liderados. O Presidente do PS Barreiro é o Presidente de todos os socialistas barreirenses e não só de 3 ou 4 amigos dispostos a acenar positivamente a todos os seus desejos e vontades. Ignoraste as propostas, conselhos e ideias dos membros da CPC que não te apoiavam, optando por dividir para reinar ao invés de unir para conquistar. Já o povo diz, na sua imensa sabedoria, que quem te avisa teu amigo é. E eu, entre muitos outros, te avisei que o caminho que escolheste era errado e conduziria ao descalabro eleitoral que ontem se confirmou.

Desvalorizaste a participação, excluindo algumas tendências internas do PS Barreiro, com forte implementação no seio do nosso partido, da participação no processo autárquico. Que foi feito da participação na elaboração do nosso programa? Porque privilegiaste uma estranha aliança de ocasião com aqueles que publicamente sempre aclamaste como teus principais adversários internos e causadores de todos os males do PS Barreiro? Como dizem os americanos: “Tempos difíceis tornam estranhos em companheiros de cama”! Fizeste as tuas próprias escolhas e obtiveste o teu resultado.

Fizeste uma campanha ultrapassada pelos tempos. Num concelho em que o natural seria o PS vencer com maioria absoluta, conseguiste a proeza de obter o pior resultado autárquico para o PS Barreiro dos últimos 20 anos. Depois de termos lançado ou realizado o conjunto de obras mais emblemático que o Barreiro já viu (Terceira Travessia do Tejo, Polis, Piscina Municipal do Lavradio, Fórum Barreiro, Mercado de Santo André, entre muitas outras), depois de obtermos, há apenas 15 dias, o melhor resultado do distrito nas legislativas, como conseguiste esta proeza que foi deixar o PCP ganhar com maioria absoluta? Não houve participação da sociedade civil no projecto PS. Parte substancial do partido foi ignorada. O moderno recurso às novas tecnologias e às redes sociais, que tão importantes resultados teve na eleição de Barack Obama para Presidente dos Estados Unidos não foi minimamente considerado. E, acima de tudo, não tivemos candidato. Não estranho se vieres dizer que a culpa é deste ou daquele, desta ou daquela contingência, deste ou daquele militante. Estou habituado a ver-te distribuir responsabilidades e não assumir as próprias. Mas olha que desta vez é difícil. Como irás justificar o facto de andares a dizer (e por vezes mandar dizer) que os camaradas que te antecederam não sabiam fazer campanha e oposição depois deste resultado vergonhoso?

Mas, porque este texto já vai longo, espero ter a oportunidade de te dizer estas e outras verdades quando tiveres a dignidade de marcar uma reunião da CPC para te demitires, única forma séria e responsável de assumir a culpa integral por este descalabro, e permitir que outros, mais capazes, assumam a responsabilidade de recuperar o capital de competência e influência social que o PS Barreiro conquistou ao longo de anos e que tu desbarataste.

A todos aqueles, militantes e independentes, que aceitaram o desafio de concorrer nas listas do PS e deram o melhor de si pelo PS e pelo Barreiro, agradeço com um profundo reconhecimento pelo esforço realizado.

Não posso deixar de fazer uma referência ao camarada Juvenal Silvestre, reeleito Presidente da Junta de Freguesia de Coina com uma votação esmagadora na sua pessoa e no seu projecto, e que demonstrou que com trabalho, resistência e inteligência é possível fazerem-se coisas importantes.

Quanto a mim, findo dizendo que como sempre estou disponível para trabalhar com responsabilidade pelo futuro do Barreiro e do PS, esperando que todos aqueles que não se revêem na forma de estar e fazer política da actual liderança concelhia tomem corajosamente a opção de se demarcar da irresponsabilidade que foi este último ano e meio de PS Barreiro e escolham unir esforços para Voltar a Crescer!

Luís Carlos Santos
Militante nº 29473 do PS
Cidadão Barreirense

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa