BOM ALUNO, MÁ MATÉRIA


Dizem que a História é cíclica e que voltam sempre a acontecer as mesmas coisas em tempos diferentes. O estado em que nos encontramos hoje em Portugal é a prova viva disso e da nossa incapacidade de aprender com erros e com os excessos de voluntarismo bacoco.

A primeira vez que fomos “bons alunos” a lição levou-nos à terciarização da nossa economia, com alterações profundas no nosso tecido produtivo. Entretanto, o PM da altura hoje já diz que tem de haver uma maior aposta no sector primário e secundário da economia!!! Nessa altura era ver entrar em Portugal rios de dinheiro para a “modernização” da nossa economia e do País. A nossa “aprendizagem” e a criação de um Mercado Comum permitiu aos alemães alavancarem a sua economia de base industrial e aos franceses beneficiarem de uma PAC (Politica Agrícola Comum) que lhes tem sustentado a agricultura.

Hoje a “matéria” é outra mas a nossa postura é a mesma… Os países que mais beneficiaram com a criação deste modelo europeu e do mercado comum são os que hoje querem “obrigar” as economias em dificuldades a reduzir os seus deficits de forma brutal no mais curto espaço de tempo, impondo aumentos de impostos, desvalorização do trabalho e outras medidas que mais não visam que tenhamos dinheiro para lhes pagar a tempo e horas… E nós, como “bons alunos” exemplares, não só fazemos os que nos mandam, mas aumentamos a dose, só para que o Professor goste mais de nós que dos gregos ou do que essa miúda armada em mais esperta que os outros que é a Irlanda. Ir mais longe aqui significa impor um imposto, só para ter margem de conforto… Em suma, desde que paguemos a tempo e horas, os nossos “Mestres”batem palmas a qualquer medida, mesmo que esta seja uma desgraça completa.

Neste caso, o modelo que estamos a seguir vai levar a quê? O PM já o disse: a um empobrecimento relativo e absoluto como forma de sair da crise. E eu que sempre fui um aluno burro pergunto: Se a factura é para pagar através de aumentos da carga de impostos, o que vai suceder à nossa economia? (Até agora os cortes nas gorduras do estado, resultaram na amputação de um braço e de uma perna!!! Pois só foram feitos cortes na Saúde e nas prestações sociais) É que se os economistas deste país não estão enganados, o principal motor da nossa economia é o consumo privado e se não houver dinheiro para consumir (se ele for todo para o Estado) o que a acontece à nossa economia? Eu respondo: CONTRAI-SE!!!! E o que significa uma contracção da economia? Menor nível de impostos cobrados (menos dinheiro a entrar nos cofres do Estado); Aumento do desemprego (as empresas não vendem e fecham) e consequente aumento dos pagamentos das prestações sociais (aquelas que ainda houver, se as houver, depois das alterações todas…). Isto significa que para satisfazer os outros, corremos o risco de matar a nossa economia.

Para quem se estiver a perguntar sobre as nossas exportações lembre-se que os principais mercados para onde exportamos é a Europa e essas grandes economias estão a entrar em recessão, porque estão a exportar cada vez menos… Imaginam porquê? Talvez porque os mercados para onde exportavam estejam à rasca para conseguir ter dinheiro para sobreviver, quanto mais comprar “luxos”… Só um exemplo… o consumo de automóveis caiu 40% só este ano… Imaginem o que vai acontecer quando os cortes forem a doer?

BOA CRISE PARA TODOS!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa