Aventura Roblesiana

A história do Robles e da casa em Lisboa é muito sintomática da forma como hoje lidamos com estes temas!

Antes de entrar no tema propriamente dito, gostaria de debruçar sobre a forma como a sociedade resolveu "debater" o tema! Mais uma vez o "campo de batalha" escolhido foram as redes sociais, em especial o Facebook.

É assustador, nesta "era da comunicação", perceber que apesar de haver cada vez mais gente a "opinar" o faça de pior forma e com pior qualidade. Aliás eu atrever-me-ia a dizer que as opiniões das pessoas são cada vez mais parcas (280 caracteres de cada vez), porque cada vez mais se limitam a replicar ad nauseam a opinião de outrem, ou melhor, partes dessa mesma opinião (A melhor prova disso é a possibilidade de retweetar um tweet de alguém, podendo não acrescentar nada mais!).

A discussão é substituida por indignação (hoje parece que estamos sempre à espera de algo para nos indignarmos!) e por uma radicalização de posições onde, ou estás comigo ou estás contra mim, acabando invariavelmente com uma das partes a ser comparada com o nazismo! E fim de discussão...

Claro que as nossas elites, Partidos Políticos e opinionmakers não estão livres de culpa neste processo de estupidificação em curso. Eles optaram pela via do populismo e do discurso fácil, da insidia e da intriga, das meias-palavras e do taticismo verbal, para conduzir as pessoas aos seus propósitos e nós, como não somos estúpidos, deixa-mo-nos levar!

Mas o que é que isto tem a ver com o Robles??? Perguntam vocês que aguentaram até aqui...

Em primeiro lugar convém definir o caso. O Vereador da Câmara de Lisboa. eleito de Bloco de Esquerda, Ricardo Robles comprou em 2014 um prédio em Alfama por 314 mil euros. Fez obras de melhoria e renovação (onde terá gasto cerca de 600 mil euros) e o prédio foi colocado à venda em 2017 por 5,7 milhões de euros.

Depois de se saber da existencia deste prédio Ricardo Robles terá afirmado em Conferencia de Imprensa que o Prédio seria posto em propriedade horizontal e iria colocar as fracções no mercado de arrendamento! E que nunca tinha sido sua intenção utilizar o imóvel para a especulação imobiliária!

O Ricardo que me desculpe mas alguns de nós ainda têm o cerebro funcional e conseguem perceber que se em 2017 o prédio estava à venda e que o valor pedido eram os 5,7 milhões É CLARO QUE O RICARDO SÓ QUERIA ARRENDAR !!!!

Ó Ricardo deixe que lhe diga. O problema é que à mulher de César não basta sê-lo... E isto de se estar num partido que protesta contra tudo e todos, batendo constantemente no peito e arrogando-se de ser o último garante moral da nossa sociedade tem destas coisas... É assim! Afinal o BE, tal como já aconteceu com o PCP, tem os seus pecadilhos e incongruências como todos os outros! Talvez convém que se lembrem disso a próxima vez que optem por ter irresponsavelmente popularucha!

Não é fácil engolir casos como o seu, ainda para mais quando nos tenta jogar areia para os olhos com a história do mercado de arrendamento e dos velhotes que mantém no seu prédio com uma renda de 170 euros por mês.

Mas o interessante deste caso foi as reacções da Direita à Esquerda! Uns resolveram apontar o dedo como se não tivessem eles também um conjunto grande de contradições e histórias mal explicadas e ao silêncio gritante do parceiro de coligação na CML.

Mas foi nas redes sociais que a história tomou proporções de batalha campal, como argumentos a serem esgrimidos a torto e direito, tudo com muita indignação à mistura e como muito "Vocês deviam era morrer todos!" frase cada vez mais chavão numa discussão típica nas redes sociais, para no final se concluir que "São todos iguais!" e que "Isto precisa de um Salazar em cada esquina!"

Eu sei que o Ricardo acabou por se demitir e portanto o caso acabou! O que fica no entanto é um adensar das suspeitas que todos os politicos são iguais! E se juntarmos a esta desconfiança o aumento constante da distancia percebida ao poder (nós vs eles) e à cada vez maior bipolarização e radicalização da nossa sociedade, temo que mais tarde ou mais cedo, voltemos a ter uma noite da facas longas e que retornemos a um regime totalitário, incapazes que cada vez mais estamos de contruir pontes e estratégias comuns e de entender a diferença como um reforço da união e não como forma de separar os bons dos maus.

Namaste!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Será que CHEGA?

Pinho, Cornos e Autoeuropa