Uma Aventura a Arder!



Segundo dia, segundo texto!

Hoje infelizmente quero falar de incêndios... Sim, parece que neste dois últimos anos, o fogo parece mais devastador.

Imagem relacionada
Enquanto o fogo continua a lavrar na Serra de Monchique, parece-me que está mais do que na altura de fazer uma discussão séria sobre o papel das autoridades, sejam Estado, Bombeiros (Voluntários e Sapadores) e outras instituições que intervêm no combate a incêndios, directa ou indirectamente! 

É preciso fazer esta discussão sem eleitoralismos, malabarismos ou outros dos muitos ismos que deturpam qualquer discussão séria em Portugal e que invariavelmente deixa tudo na mesma, esperando a próxima vez que algo aconteça. para que o Zé Povinho possa, levado pelos do costume, demonstrar toda a sua indignação e ignorancia na rede social da sua preferencia.

E é preciso fazê-lo sem pruridos ou vacas sagradas, uma vez que, na minha humilde opinião, a culpa é de TODOS!!!!!! Sim leram bem! De todos mesmo! Até do tio Joaquim (figura ficcional btw)que viu a sua casa queimada! Até minha porque sempre tive uma atitude de laisser fair laisser passer relativamente a esta questão! Afinal, as consequências nunca passavam de mato e árvores ardidas!

Está na altura de discutir se este sistema com corporações de Bombeiros Voluntários e Sapadores tem razão de ser, numa altura em que os fogos estão cada vez mais devastadores e mais próximos das casas e, consequentemente, das pessoas! Não seria de esperar que a força de bombeiros fosse um pouco como a Polícia? Uma força especializada e profissionalizada? 

Está na altura do Estado pensar a sério, a gestão territorial, combater a desertificação do interior e o abandono dos terrenos de produção Agricola. Está na altura de acabar o cadastro de terras que ainda não terminou...

Está na altura da população perceber que tem de fazer a sua parte para combater este flagelo! Que a limpeza das áreas florestais não é uma exigência só para dar trabalho! Que no verão não se pode mesmo lançar fogo, nem fazer queimadas, sob perigo de nem Santa Bárbara nos salvar dos "Trovões", como nenhum santo foi capaz de salvar as 100 vitimas do fogo do ano passado.

Ah e já agora, vou dizer isto de mansinho para ver se entra, DEIXEM DE IR TIRAR SELFIES OU FOTOS PARA A ZONA ONDE O FOGO ANDA A LAVRAR!!!!! É possível que sejamos assim tão obtusos? Tão estúpidos ao ponto de arriscarmos a nossa vida, e a dos bombeiros, só para termos uma foto gira e diferente para por nas redes sociais?

Fiquem bem que eu vou ali ver se curo a dor de cabeça que a malta estúpida me causa.

Um abraço a todos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Lavem a Lei do Financiamento dos Partidos com Tide

Pinho, Cornos e Autoeuropa