A Direita Alternativa


Sempre tive um interesse muito grande por fenómenos sociais.

Devo confessar que nestes ultimos anos, nenhum fenómeno social foi tão impactante como o Brexit. E não foi pela decisão de sair da União Europeia, mas porque pela primeira vez, a chamada Direita Alternativa fazia prova de vida e ganhava a eleição.

Passados uns meses do Brexit, em Novembro de 2016, Donald J. Trump era eleito Presidente dos Estados Unidos com um discurso em tudo semelhante àquele que serviu de base para a saida do Reino Unido da União europeia.

Esse discurso, acente numa verdade alternativa, na diabolização da emigração, na discriminação social e no apoio à exclusão, simplista e popular com "soluções" aparentemente simples para os problemas cada vez mais complexos, teve grande correspondência num eleitorado enfraquecido, farto de promessas e soluções que nunca chegaram para travar a degradação continua do seu modo de vida, feitos pelos actores políticos utilizando sempre os mesmos discursos redondos e politicamente correctos.

O crescimento da Direita Alternativa é proporcionalmente inverso à falência das instituições tradicionais, como por exemplo os partidos políticos que, com a sua actuação  muitas vezes sem nexo, geram uma enorme desconfiança e afastamento dos eleitores. Para a grande maioria, eles são a causa e não a solução para o problema.

A Direita Alternativa veio assim, preencher um vazio deixado pelos tecnocratas, pela forma em como lidaram, por exemplo, com a Crise de 2008 e pelos os sacrificios que obrigaram os povos a fazer para salvar o Sistema Económico, em detrimento de políticas mais justas e ajustadas às necessidades desses mesmos povos.

O crescimento deste tipo de Direita deve-se em grande medida aos meios de comunicação social que começaram a difundir estas mensagens, validando-as e tornando-as mais atractivas para um largo segmento da população, que está mais interessada e partilhar soundbytes nas redes sociais, do que ter factos concretos ou saber a verdade. Aliás, nos tempos que correm os factos NUNCA põem em causa uma boa história.

A massificação dos meios de comunicação social, os ciclos noticiosos de 24 horas aliados à cada vez mais crescente necessidade de financiamento, fez com que alguns OCS se refugiassem nesta forma de noticiar para poderem ser solventes, alegando que estavam simplesmente a "contar o outro lado da verdade". E o crescimento foi tão grande, que os meios tradicionais começaram a deixar-se seduzir por esta forma de noticiar, onde as opiniões se confundem com factos e a "verdade" tem de ser transmitida num lead.

Mas será que este movimento é uma novidade? Do meu ponto de vista não. Simplesmente a Direita adoptou os mesmos métodos que uma certa Esquerda caceteira e panfletária, que era anti-sistema e utilizava as "verdades alternativas" em prol dessa luta e como forma de conquistar um determinado eleitorado. Com esta Direita, partilham o ultra conservadorismo social, destinguindo-se pelo seu posicionamento económico. A Direita é claramente liberal (no mínimo) e esta esquerda progressista.

Em Portugal a situação é em tudo semelhante, com uma diferença... A Alt Right já esteve no Poder mas foi de forma encapuçada. Aqui e ali, vamos vendo algumas alas dos Partidos tradicionais utilizarem o mesmo género de discurso populista, cheio destas "verdades alternativas" aproveitando o descontentamento e do desconhecimento de grande parte das pessoas que votam.

Movimentos como o Chega de André Ventura são, sem dúvida, o rosto mais visivel da Alt Right portuguesa, que são apadrinhados, de alguma forma pelas "Fox News" Portuguesas. Veremos como cresce nas próximas eleições Legislativas já em Outubro.

Hoje e como sempre estes movimentos sociais políticos alimentam-se de um problema fundamental na construção de qualquer democracia. A forma encontrada para se defender destes tipo de pensamento foi, em muitos casos, o proibicionismo, quando deveria ter sido a educação. Deveriamos ter preparado as pessoas para perceberem que este tipo de discurso nunca tráz bons resultados, como nunca deu na História do Mundo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Será que CHEGA?

7 Perguntas a Carlos Humberto